Dra. Stella Lucia Marandola Santiago na Doctoralia

Doenças da tireoide e paratireoides

A tireoide é uma glândula situada na parte anterior e acima da laringe e apresenta como principal função a produção dos hormônios tireoidianos que são indispensáveis para a vida. E as paratireoides ficam localizadas na parte de trás da tireoide e a função principal do seu hormônio, o paratormônio, é manter a igualdade de fósforo e cálcio no organismo.

De forma geral, as principais doenças da tireoide estão relacionadas ao hipertireoidismo e ao hipotireoidismo. O hipotireoidismo acontece quando a glândula não produz hormônios suficientes, dos tipos T3 e T4. Seus principais sintomas são: aumento do peso, sonolência e cansaço excessivo, dores articulares, falta de libido, irregularidade do ciclo menstrual, raciocínio lento, problemas de memória, constipação e depressão. Já a produção excessiva dos hormônios T3 e T4 configuram o hipertireoidismo. Perda de peso, irritação, ansiedade, fraqueza nos músculos, insônia, ritmo cardíaco acelerado, queda de cabelo e fome excessiva são alguns dos seus sintomas.

As doenças das paratireoides também podem ser divididas em hipo e hiperparatireoidismo. A principal causa do primeiro tipo está relacionada a complicações pós-operatórias de remoção da tireoide. Outras causas são: doenças autoimunes, após terapia com iodo radioativo, e doenças congênitas. A doença hiperparatireoidismo está relacionada ao aumento nas concentrações de cálcio no sangue e tem como principais causas a deficiência de vitamina D, baixos níveis de magnésio ou ainda tumores produtores de paratormônio (PTH).