Dra. Stella Lucia Marandola Santiago na Doctoralia

Osteoporose

Osteoporose é uma condição que deixa os ossos frágeis e quebradiços, muito mais comum em pessoas após os 45 anos. Com o passar da idade, caso não seja devidamente tratada, a doença pode agravar ao ponto de gerar fraturas, especialmente no fêmur, coluna toracolombar e quadril. Essa doença surge quando nosso corpo para de formar material ósseo novo ou quando boa parte do material ósseo antigo é reabsorvido pelo corpo. Quando não acontece o processo de renovação óssea como deveria, nossos ossos ficam cada vez mais fracos e finos.

Para que a nossa estrutura óssea continue saudável, é importante ter uma alimentação rica em cálcio, que é uma das formas de reduzir o risco de fraturas. Os principais alimentos que podem ser adicionados à dieta são: leite e seus derivados, como  queijos e iogurte, feijão, castanhas, aveia e folhas com a coloração verde escuro. Além disso, é possível evitar a osteoporose através da prática regular de exercícios e da exposição solar. A atividade física melhora o equilíbrio, diminuindo a possibilidade de quedas, e a exposição solar é a forma de aumentar os níveis de vitamina D, essencial para uma boa absorção intestinal do cálcio.

Por ser uma doença crônica, a osteoporose requer um tratamento contínuo e multifacetado. Esse processo inclui ingestão da quantidade correta de cálcio, exposição solar, atividade física regular, medicamentos que diminuem a perda ou que facilitam o ganho de massa óssea. Todo esse tratamento deve ser feito com indicação e acompanhamento de um endocrinologista.