Dra. Stella Lucia Marandola Santiago na Doctoralia

Endocrinologia Pediátrica – distúrbios do crescimento, desenvolvimento e puberdade

A Endocrinologia Pediátrica busca acompanhar as diferentes etapas da vida de uma criança, através de tratamentos para disfunções hormonais que podem se instalar desde o período neonatal até a adolescência. Para escolher o tratamento correto, é necessário considerar cada variação do corpo de acordo com a etapa de desenvolvimento. Durante o período neonatal, o pediatra deve estabelecer uma curva de crescimento com os dados de peso e estatura da criança para acompanhar o ritmo com que se desenvolverá.

O distúrbio do crescimento infantil pode estar relacionado a deficiências hormonais como o hipotireoidismo, hipoparatireoidismo e falta do hormônio GH. Além de outros problemas, como desnutrição e anemia. Esses fatores podem ter como consequência um crescimento lento da criança. Mas é importante ressaltar que a baixa estatura também pode estar relacionada à genética da família.

A época da puberdade é um período de transição marcado pelo desenvolvimento sexual, crescimento acelerado e alterações hormonais. Esse período pode ocorrer de maneira precoce (em meninas com menos de 8 anos e em meninos com menos de 9 anos) ou tardia (em meninas após 13 anos e em meninos após 14 anos). A análise médica é importante para identificar a necessidade de tratamento e garantir um crescimento normal.