Dra. Stella Lucia Marandola Santiago na Doctoralia

Diabetes

A endocrinologia é a área médica que trata o diabetes. Essa doença, que pode ser tipo 1, tipo 2 ou outros tipos, é caracterizada pela deficiência na produção ou na ação da insulina no nosso organismo. O tipo 1 é resultado da autodestruição das células produtoras de insulina, normalmente seu diagnóstico acontece durante a infância ou adolescência. No tipo 2, o pâncreas consegue produzir a insulina, mas existe uma resistência de sua ação nas células musculares e adiposas. Esse segundo tipo é muito mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, com uma alimentação desregulada e que não praticam nenhuma atividade física. Dentre os outros tipos de diabetes destacam-se o diabetes gestacional, o associado às doenças pancreáticas e o tipo MODY.

Além do elevado teor de glicose, sua principal característica, o diabetes pode gerar: formigamento, muita sede, vontade de urinar constante, infecção genital e dificuldade de cicatrização. É muito importante lembrar que a maioria das pessoas com diabetes não apresenta sintomas. Manter um acompanhamento médico com um endocrinologista, ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente são formas de controlar essa doença crônica.

O tratamento do diabetes é feito através do controle de níveis de açúcar e medicamentos via oral ou insulina. Além disso, é importante realizar exames regularmente para acompanhar possíveis complicações.