Dra. Stella Lucia Marandola Santiago na Doctoralia

Alterações do colesterol e triglicerídeos

As alterações do colesterol e triglicerídeos dependem de dois fatores: hábitos de vida e fatores genéticos. Atualmente, a maior quantidade de casos de elevação do colesterol e triglicerídeos está diretamente relacionada a péssimos hábitos de vida, como o sedentarismo e a alimentação totalmente desregulada – principal característica da vida moderna. Pessoas de qualquer idade podem apresentar esses problemas de saúde, inclusive crianças.

A elevação do colesterol e triglicerídeos pode ser notada através de alguns sinais clínicos, porém, o diagnóstico só pode ser confirmado após a realização de um exame de sangue. Por esse motivo, é essencial realizar check-up regularmente. Os possíveis sinais desse problema só aparecem quando o quadro já está complicado. Prevenir-se é sempre o melhor remédio.  

O tratamento para diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos é iniciado com uma consulta ao endocrinologista. Além da prática de exercícios e de manter uma alimentação balanceada, o  médico poderá indicar o uso de substâncias como estatinas, fibratos, ezetimibe e ômega 3.